segunda-feira, 2 de julho de 2012

Vermeer x Rembrandt na Maratona de Ouro

Hoje teremos em cena dois pintores famosos para participarem da "Maratona de Ouro" de hoje.Para começar, vamos apresentar os competidores.


De um lado Johannes Vermeer.- Nascido em 1632 e falecido em 1675.- Pintor.


Do outro lado Rembrandt Harmenszoon:- Nascido em 1606 e falecido em 1669- Pintor


E o jogo será o seguinte: Cada competidor terá em mãos um material completo para pintura (tela, tintas e pincéis), o desafio é pintar um novo quadro para a sala da casa de um Duque. Então, mãos à obra!Observaremos as especificidades de cada artista.


Vermeer retratava, na maioria das vezes, em seus quadros fatos do cotidiano das pessoas, embora poucos de seus quadros tenham data certa de conclusão, visto que aparentemente ele demorava muito para terminar uma obra.Sempre relatando momentos da realidade da época, em um dia ensolarado que só se percebe na peculiaridade da claridade do sol que passa pela janela.O que para alguns era apenas mais uma atividade do dia, Vermeer transformava em arte, como é o caso de "A Leiteira".                        (A Leiteira - Vermeer)


Rembrandt por sua vez, como todo moço que alcançou o reconhecimento muito jovem pelo bom trabalho que fazia. Como na época era moda ter um retrato do dono da casa na parede da sala, o rapaz se fez famoso rapidamente. Se o retrato tivesse sua assinatura, maior o respeito à obra, e anos depois, à fidelidade.Depois de anos pintando e desenhando, Rembrandt quase entrou em estado de falência com sérios problemas financeiros, obrigando-o a vender parte de seus bens, telas e esculturas.
Rembrandt tinha um cuidado com a utilização da luz, ele sabia que um quadro sem uma ideia de claridade (uma iluminação mais contrastante), não daria o aspecto próximo do real, como acontece atualmente com a fotografia. Ele como pintor de retratos foi muito famoso!

                    (Bathsheba - Rembrandt)



Teeeeeeeempo encerrado! Vamos à avaliação.
Então jurados, deem suas contribuições e votem no quadro de sua preferência!
- Eu deveria ser imparcial, porém o meu voto vai para Rembrandt.


Mylena Oliveira - Idade de Ouro Holandesa

6 comentários:

  1. SHOW!


    MEU VOTO É PARA " A LEITEIRA"
    TAMBÉM ...
    (transformação em arte como atividade do dia)[...]

    sem mais,
    Suiá Laranjeira.

    ResponderExcluir
  2. Querida, adorei a ideia da competição entre os pintores. Observe, porém, que você esá grafando Vermeer e Vermmer. O correto é o primeiro modo. Perceba também, que tem um probleminha frasal no bloco de Rembrandt. Parece que vc está falando ainda de Vermeer e a primeira frase não está completa. Mas, nada que não se corrija rapidinho, indo ali no EDITAR POSTAGEM. Sobre meu voto, apesar de admirar mais Rembrandt, por conhecer mais sua obra do que a de Vermeer, tenho que concordar com os meninos que o uso de cores - sobretudo o azul - liquidou a concorrência. Além disso, prefiro os quadros cujo tema são pessoas normais, populares, ao invés da folgadinha-gordinha (padrão de beleza na época) que tem uma senhora lavando seus pés. Divulgue seu post, está bem legal. Vc poderia pedir o voto e a justificativa, pra acalorar o debate. Drica

    ResponderExcluir
  3. Muito bom..
    adorei "a leiteira"
    LINDO DEMAIS!!!!
    POLLY KIRLYA

    ResponderExcluir
  4. Fascinante como Vernner retratava cenas do cotidiano em suas pinturas,a leiteira é um desses momentos,em que ele nos oferece à apreciar.Uma camponesa holandesa em sua tarefa íntima e rotineira, revelado pela tranquilidade serena do seu rosto e a delicadeza em que derrama o leite da jarra,se observar atentamente dar pra perceber o silêncio da cena quebrado pelo som do leite que se derrama.
    A luz que chega pela janela se estendendo pelo ambiente dar um ar de suavidade e poesia.

    Eliana santos

    ResponderExcluir