domingo, 15 de julho de 2012

QUE TRECENTO DANADO DE BOM!


Vamos conhecer um pouco sobre o Pré-renascimento. Como se deu, porque pré renascimento, quais sua contribuições, que artistas se destacaram e suas obras.
São Jorge de Donatello, (1415-17), em Marmoré,
Or San Michele, Florença

O pré-renascimento transmutou a mentalidade de vários artistas no inicio do século XIV, influenciado pelo pensamento humanista que coloca o homem no centro de todo universo, tronou-se um período de transição entre a arte bizantina e a arte renascentista, passando a ser conhecido por historiadores como o Trecento.
Florença na Itália manifestou a gênese da arte Pré-Renascentista. Por volta de 1400 o poderoso Duque de Milão, transformou-se em uma ameaça para independência desta cidade italiana, devido suas tentativas de dominar toda a região da Itália. Ela era seu único obstáculo para está conquista.
A resistência de Florença a esta tentativa de dominação, resultou em uma nova espécie de humanismo cívico-patriótico, que aclamava como a Nova “Antenas” a protetora da liberdade e a pátria das artes e das letras. Diante desse cenário os florentinos investiram na ornamentação da cidade, com monumentos dignos da nova Atenas, gerando possibilidade para todos os tipos de talentos ainda que não houvesse uma garantia da qualidade artística.
As artes visuais foram o instrumento para o ressurgimento do espírito florentino. Ao longo de toda a antiguidade e Idade Média eram classificadas artes mecânicas. Alcançando neste momento a posição de artes liberais. As artes liberais segundo uma tradição que remontava Platão, que compreendia as disciplinas intelectuais necessárias a educação de um cavalheiro – Matemática (Geometria, Artimética, Teoria Musical), Dialética, Gramática, Retórica e Filosofia. As artes plásticas forma excluídas por serem um “trabalho manual sem fundamentos teóricos”.
Dante Alighieri, por Sandro Botticelli
O artista passou a ser visto como homem de idéias, e sua obra de arte considerada como registro visível de sua mente criadora. O modo de ser ver o artista também mudou. Agora na companhia dos eruditos e dos poetas, ele tornou-se muitas vezes um homem de saber e cultura literária, capaz de escrever poemas, uma auto-biografia ou tratado de teoria da arte (até então só existiram “manuais” para os artistas.
            Com a nova posição social conquistada, os artistas passaram a cultivar dois tipos contrastantes de personalidade: o homem do mundo, á vontade no convívio com a sociedade aristocrática, ou o gênio solitário em provável conflito com seus protetores. Rapidamente essa moderna visão da arte e dos artistas tornou-se uma realidade viva na Florença do Pré-renascimento.

By Daniela F. Ribeiro Santos

Um comentário:

  1. Dani, que bom que vc venceu a insatisfação e mesmo algum medo desta ferramenta. De fato, não precisa gostar dela, mas é importante conhecer, nem que seja para dizer não. Abraços. Drica

    ResponderExcluir