terça-feira, 17 de julho de 2012

É fotografia ou é pintura?


Ser ou não ser?
                                       (Só pra lembrar Hamlet. LINDO!!!!)

                         Velásquez aparece nos acréscimos da prorrogação



 Não é por acaso que esse artista é considerado um dos maiores do período barroco. Diego Velásquez, pintor espanhol, teve grande notoriedade ao pintar quadros tão realistas que mais pareciam fotografias. Geralmente ele é celebrado pela sua famosa pintura As Meninas, quadro que representa a família real, com muita perfeição por sinal. Nessa pintura vemos os planos bem definidos, os detalhes nos cachos e nos laços dos cabelos, nas sombras dos vestidos, na perfeição do cachorro, enfim, são inúmeras as minúcias de sua obra, como também são muitas as discussões em torno de sua interpretação. Muitos autores acreditam, e eu concordo imensamente, que este quadro pode ser lido de várias formas e de diferentes pontos de vista, na verdade acho que toda obra de arte é, ou pelo menos é o que se propaga por aí.
Uma das grandes discussões em torno da obra é a figura do próprio Velásquez, que aparece pintando, sabe Deus o quê. Qual sua intenção? Pois como sabemos, Velásquez era um pintor da corte e muito provavelmente, essa obra foi feita por encomenda, pura especulação como diria Drica, e isso nos aguça a curiosidade em saber o que ele estaria pintando. Seria As Meninas? Ou apenas um dos personagens que aparecem no quadro? Ou apenas a infanta Margarida, que dizem ser a personagem principal do quadro? Ou seria ele mesmo? Sinceramente, não sei. Outra coisa, se é um retrato da família real, onde estão o rei e a rainha? Para Focault eles aparecem em um quadro ao fundo da figura e é justamente esse quadro que estaria sendo pintado por Velásquez dentro de As Meninas.   Enfim, essa belíssima obra é alvo de muitas discussões em várias áreas do conhecimento, como literatura, artes, sociologia e inclusive na psicanálise. Freud explica. Cabe a nós leitores-artistas ou artistas-leitores pensarmos sobre quão prisma contemplar a obra, ou apenas simplesmente contemplar!!
 Porém o que chama a minha atenção em Velásquez não é este quadro, As Meninas, apesar de gostar muitíssimo, mas os quadros que representavam pessoas do quotidiano, as pessoas comuns em suas atividades mais triviais. Como um belo exemplo, temos um que particularmente considero lindo, que é a velha fritando ovos.

 
Que delicadeza! Que poesia! O pintor da corte consegue colocar na tela com precisão o realismo da cena, que por sinal não seria acaso criador pra muita gente. Observe o detalhe dos ovos, a perfeição dos objetos, as expressões que não só revelam a idade da mulher, mas revelam sentimento, emoção, forte característica barroca, a expressão do menino, as dobras do lenço! Isso prova que ele tinha muita intimidade com suas ferramentas de trabalho. As cores, os tons quentes, o fundo escuro dando profundidade a pintura, tudo conspira a favor da arte. Que nobreza! Que genialidade!!! Sem mencionar os personagens da pintura, que sem sombra de dúvida não parecem com ninguém da corte.          
                         
                                                                                                                               Ione

 PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Ática, 2005.

 MARQUES, Oswaldo Enrique. Reflexões sobre as meninas. Revista Filosofia. 
 http://filosofia.uol.com.br/filosofia/ideologia-sabedoria. Acessado em: 16-07-12









3 comentários:

  1. Lindo post, Ione. Velasquez era mesmo o cão. Ele e Caravaggio são meus preferidos do período. Ah, toda hora eu falo que um é o preferido. Sua reflexão pessoal e apaixonada aumenta o gosto de ver as obras. Obrigada, querida. Drica

    ResponderExcluir
  2. Ah, mais uma coisinha. Um poquinho só mais à frente, Delacroix vai pintar a tela HAMLET. Essa faço questão que vc analise. Bjos.

    ResponderExcluir