quinta-feira, 5 de julho de 2012

David de Donatello

Então,
segue abaixo mais um exemplo da música como instrumento artístico/pedagógico.
Espero que gostem! (Paródia de "Vinte e Sete" de Edu Krieger)


16 comentários:

  1. Eu vou logo inaugurar os comentários do vídeo!!!

    Foi eu que fiz mesmo, maaaaas, só a parte mecânica, eu controlava o programa, dava os efeitos, a Direção, a concepção, é de Ana Barroso...

    Então deixe-me fazer uma análise rápida...

    O Vídeo mostra uma série de imagens e alguns trechos de vídeos (Latumia e Poderoso Chefão).
    Muitas da imagens é justamente o que Ana canta... Por exemplo, quando fala de Donatello aparece uma imagem que tem uma escultura da cabeça do próprio. Toda vez que eu me lembrar de Donatello agora, vou me lembrar daquela cabeça, mas também fazer relação com o Donatello das Tartarugas Ninjas, que aparece aí no vídeo também, juntamente com os outros Grandes renascentistas (Leonardo, Michelangelo e Rafael).

    Tem algo legal no vídeo também, que Ana sabiamente pensou, foi por exemplo no verso da música em que diz: "Considerado um dos progenitores". O Vídeo mostra uma imagem do Fantástico, AMAZING, Travaller Mother Fucker!!! "Odisseia no Espaço", justamente quando o "macaco" começa a raciocinar... Neste momento do filme é marcado (na minha opinião) a TRANSFORMAÇÃO! O Exato momento da Desgraça/Glória do Planeta Terra, o momento em que o homem surge. Aquele macaco que joga o osso pra cima, foi o progenitor dessa "Bagaça"!!!

    Tá, continuando...
    Logo em seguida tem uma escultura Moderna, um menino gigante, é uma obra de Ron Mueck (confiram na internet mais obras do mesmo), segundo dados não comprovados o Ron Mueck se inspirou muito em Donatello, uma de suas referências enquanto artista é Donatello.

    NÃO CONTAVAM COM MINHA ASTÚCIA!
    Tinha que ser o Chapolin né?

    O Italiano viu muita matemática, Pirâmides, o EGITO e suas pirâmides é o simbolo da transgressão em Engenharia, por sua vez, Matemática...

    E por aí vai... se eu for falar de cada imagem aqui, estou lascado... enfim, eu gostei do trabalho de Ana (por sua vez do meu também - que me custou algumas horas - hasudhausdhuasdh - mas foi Lindo) e dos posts que já vi sobre Donatello, este vídeo foi o que mais funcionou (em mim) como instrumento artístico/pedagógico.

    Quero deixar aqui um Salve pro macaco da Odisseia no Espaço, pois se não fosse ele, não estaríamos aqui! também quero deixar um salve a Drica, que deu a ideia de usar o Blog, e é claro, um Salve a Ana que compôs essa música linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sutileza das tartarugas ninja é demais. Eu fui ver de novo depois de ler seu comentário e só aí me dei conta. Louvado seja o detalhe! Ah, adorei, adorei, adorei a Astúcia, o Poderoso Chefão e o Macaco-Pós Monolito!

      Excluir
  2. Salve, salve, simpatia. Salve o Corinthians! Salvemos nossa juventude, nossa sede de descoberta, de criação, de realização. Salve nosso bom-humor, nossa picardia. Salve a paciência da pró, salve a cara de pau de Tuzza que rompe todas as barreiras do sentido e mergulha de cabeça na experiência de uma disciplina que ele já fez de modo a revivê-la agora livre e desempedido. Salve a arte contemporânea, a graça das imagens traduzindo palavras. Salve a música de sotaque e melodia sertânica de Ana Barroso, que me dá um trabalho doido, porque é genial mas é escorregadia que dói! Salve a alegria de sempre ter boas surpresas na experiência da educação com felicidade e criação, com bronca e elogio, com maturidade e criancisse. Obrigada, amores. Estou bem feliz! Drica

    ResponderExcluir
  3. Arrasou..
    Lindo demais.amei a musica, linda!!!!
    Construção perfeita e bem clara...
    Chegou,chegando Ana Barroso!!
    Polly kirlya

    ResponderExcluir
  4. "E NÓS ESTUDA PRA FAZER PARTE DELA" com a linda foto de Chiquinha quase me leva às lágrimas!

    ResponderExcluir
  5. Linda!! No coment's...


    Luanna Azevedo

    ResponderExcluir
  6. Arrasou muito Ana, voçê utilizou um grande talento seu para compor esse trabalho... magnifico! A associação que voçê fez da imagens com a letra da musica nos faz perceber a grande importância de conhecer mais sobre o artista Donatello, e nos instiga a ir muito mais além em nossa pesquisa, parabéns! Não posso deixar de elogiar também o lindo trabalho de Matheus na edição do vídeo e sua grande contribuição, apesar de não entender a sua expressão "dos posts que já vi sobre Donatello, este vídeo foi o que mais funcionou (em mim) como instrumento artístico/pedagógico". Seria a maneira como foi abordado o conteúdo? Como assim?
    Lindo post, prossiga...
    Nágela Almeida

    ResponderExcluir
  7. Antes de qualquer coisa, Fiquei feliz pelo Curintiaaa!!!

    Tá, então Nágella, estes posts de Donatello têm me tirado o sossego (e isso é muito bom). então, é isso... a maneira como foi abordado o assunto, ou seja (eu acho), Este Vídeo/Música é um instrumento artístico/pedagógico. Porque? porque é Arte (pelos seus N's motivos), contemplando aí o quesito: ARTÍSTICO. E é pedagógico porque aqui, têm a função de passar um determinado conhecimento.

    Os outros posts de Donatello, também são instrumentos pedagógicos, mas nem todos Artísticos/Pedagógicos (não que isso faça do vídeo algo melhor ou pior), são apenas "instrumentos" diferentes. E EU, Matheus Xavier, por algum motivo (Seja de qual natureza ele for), senti de verdade, alguma apropriação do conteúdo.

    Enfim... talvez seja viagem minha e simplesmente porque gosto das tartarugas ninjas...

    Um beeijO!

    ps. Drica é Massa!!!

    ResponderExcluir
  8. Tuzza, fico imensamente feliz por voçê contribuir com o nosso trabalho, tuas opiniões aos conteúdos abordados é de fundamental importancia para nossa troca de conhecimento, teu espírito reflexivo e questionador me estimula a buscar diferentes maneiras de demonstrar minha análise pessoal, no que diz respeito aos diversos assuntos a serem pesquisados...
    Continue assim,
    Precisamos de mais Tuzzas rs...

    Nágella Almeida

    ResponderExcluir
  9. 1 TuZza incomoda muita gente, 2 TuZza's incomodam, incomodam muito mais, 3 TuZza's incomodam muita gente, 4 TuZza's incomodam, incomodam, incomodam, incomodam muito mais...

    ResponderExcluir
  10. Ana e Matheus, gostaria de perguntar se o vídeo - e a música - são uma paródia à obra de Edu Krieger - Aos vinte e sete. É importante, tanto no trabalho acadêmico quanto no trabalho artístico citarmos as fontes. Sempre, sempre, sempre. Não que isso diminua a lindeza do trabalho de vocês, mas é indispensável citar as fontes de referência. Abraços. Drica. Vejam a obra que me parece ser fonte de inspiração: http://www.youtube.com/watch?v=OxM6etZ921U&feature=player_embedded#!

    ResponderExcluir
  11. Virge, não virou link. Copiem e colem na barra de endereço.

    ResponderExcluir
  12. Siim, ele mesmo!
    é a inspiração primária.

    "Rock 'N Roll pra valer foi Noel Rosa, que partiu sem chegar aos 27"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, eu preciso assitir esse vídeo. Não consigo abrir. SOCORRO!!!

      Ione

      Excluir
    2. Tente copiando o link na barra de endereço em outra aba ou página da internet: http://www.youtube.com/watch?v=AhDFxMDik24&feature=player_embedded Drica.

      Excluir