domingo, 22 de julho de 2012

AS GUERRAS E AS TELAS 01 - Delacroix

As guerras sempre assustaram os artistas. Mas, nem por isso deixaram de ser temas de suas criações, quer seja pela alegria do resultado da guerra, como no caso de Delacroix, quer seja pelo seu horror chocante, como será mais tarde em Picasso e sua Guernica.

O fato é que os artistas estão direta e intimamente ligados ao que acontece ao seu redor, sendo por vezes uma espécie de filtro dos acontecimentos do mundo.

Assim, quando desejamos olhar para trás historicamente, quando desejamos compreender nosso passado, essa compreensão passa pela apreciação e análise de obras de arte. Pinturas, dramas, poesia, canções.

Documentos e fatos históricos não dão conta dos registros da alma em momentos limite como são os tempos de guerra. É olhando para algumas obras que parecemos nos conectar com o povo que viveu aquela experiência.

Comecemos pelo Romântico Delacroix e sua inspiradora obra A LIBERDADE CONDUZINDO O POVO, de 1830:

Inspirada na Revolução de 1830, essa obra é dominada pelas cores azul, vermelha e branca (BBMP!).



A Liberdade Guiando o Povo - Delacroix - 1830

A tela é uma alegoria à França, à liberdade e ao povo francês. Delacroix não tomou parte nos conflitos mas presenciou todas as batalhas. Naquele ano os franceses tomaram as ruas de Paris para forçar a abdicação do novo monarca, Carlos X. O quadro foi pintado com entusiasmo, para glorificar a democracia e exaltar a Revolução, que conduziu Luiz Felipe ao poder.

Exposta no Salão Oficial em 1831, a tela foi um sucesso e afirmou sua superioridade sobre os demais jovens pintores românticos da época. Mais tarde, seu amigo Alexandre Dumas contou que, na verdade, Delacroix estava muito assustado com a Revolução. O medo passou apenas quando ele viu a bandeira do Império tremulando na catedral de Notre-Dame.

"Só aí o entusiasmo o contagiou e ele glorificou aquele povo que, a princípio, o havia apavorado", lembrou Dumas.

A Liberdade Guiando o Povo fecha o ciclo das quatro obras da juventude de Delacroix (as outras são A Barca de Dante, Os Massacres de Schios e A Morte de Sardanapalo).



A Barca do Inferno de Dante - Delacroix - 1822



O Massacre de Shios - Delacroix - 1824



A Morte de Sardanapalo - Delacroix - 1927



FONTE: PINACOTECA CARAS. Vol. 21

Nenhum comentário:

Postar um comentário